Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

06 de Agosto: Termina a saga de Jorge Amado

Em 02/08/2010 às 12h19 - Atualizado em 02/08/2010 às 12h21


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras
Jorge Amado nos deixou em 06 de agosto de 2001, mas até hoje é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros. Seus livros já foram traduzidos para dezenas de idiomas.  Nascido em Itabuna, na Bahia, em 1912, Jorge Amado foi jornalista e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos de sua geração. São temas constantes em suas obras: os problemas e injustiças sociais, folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro - contribuindo assim para a divulgação deste aspecto de nossa gente.
Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito para Deputado Federal pelo PCB, o que lhe rendeu fortes pressões políticas. Foi casado com Zélia Gattai, também escritora e que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Com ela teve dois filhos: João Jorge, sociólogo; e Paloma.
Suas obras mais conhecidas e que já foram adaptadas para o cinema e teatro são : “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Tieta do Agreste”, “Gabriela”,  entre muitas outras.
Está em fase de produção o filme baseado na obra “Capitães de Areia”, escrita por Jorge Amado em 1937 e chegará as telas pelas mães da cineasta Cecília Amado, neta do escritor.

Outros eventos de 06/08

- Fundação da cidade de São Luiz, hoje capital do Maranhão, pelo Senhor de La Ravardière (1612)
- Revolução Acreana, chefiada por Plácido de Castro (1902)
- Explosão da primeira bomba atômica em Hiroxima, Japão (1945)


Autor: Redação de Jornalismo - jornalismo@odebateon.com.br

Foto: Arquivo GB Imagem


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: