Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Grávida, bonita e saudável

Prevenir as temidas manchas e estrias é fundamental, mas nem todos os cosméticos podem ser usados nesta fase

Em 03/12/2012 às 12h20


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Gravidez é uma fase muito especial para a mulher, tanto psicológica como fisicamente. Cuidar da beleza da pele faz parte Gravidez é uma fase muito especial para a mulher, tanto psicológica como fisicamente. Cuidar da beleza da pele faz parte
As gestantes precisam ter cuidado redobrado com as mudanças provocadas na pele devido à "dança" de hormônios que ocorre durante a gravidez. As mais comuns são as manchas escuras, chamadas pelos médicos de melasmas, e as tão indesejáveis estrias. Além destes problemas comuns nas gestantes, há a questão de segurança de uso de produtos; poucos são aqueles que podem ser usados livremente. Para evitar inconvenientes, os médicos recomendam muita atenção aos rótulos das embalagens dos cosméticos, para verificar se algum componente da fórmula tem restrição a gestantes. Além disso, o uso de tinturas de cabelo também deve ser restrito nesta fase, pois não há dados científicos que garanta a segurança de uso em gestantes.

O aumento dos hormônios femininos, em particular a progesterona, influencia indiretamente os hormônios reguladores da síntese da melanina (pigmentação da pele) e a síntese de colágeno (distensão da pele), predispondo ao aparecimento de estrias e manchas. Os melasmas, também conhecidos como "manchas de grávida", são bastante comuns, sobretudo nas mais morenas ou mais expostas ao sol. A prevenção com protetores solares e a redução da exposição solar é válida, mas não atua 100%, pois há um componente genético. O uso de clareadores ou procedimentos como o peeling somente devem ser realizados após o parto, ou a critério médico. 

Os cosméticos podem ajudar também na prevenção do aparecimento de estrias, pois atuam na redução dos danos ao colágeno e promovem a hidratação da pele. No entanto, estes produtos atuam parcialmente, já que a estria na gestação é multifatorial e tem como causadores a predisposição genética, a idade mais jovem, a presença de hormônios e o ganho de peso.

Outra preocupação é quanto ao cuidado do uso de cosméticos pelas gestantes, pois as substâncias presentes nas fórmulas podem ser absorvidas pelo corpo e cair na corrente sanguínea. Os riscos dos cosméticos para gestantes é baixo, desde que sejam seguidas as recomendações do rótulo, que comunica qualquer restrição à gestação e a forma correta de uso. Assim não haverá risco para a segurança da mãe ou do feto.

E mais, os chamados "produtos de uso profissional", tais como tinturas e alisantes, são contra-indicados, por não haver estudos científicos que comprovem sua segurança em humanos. Produtos para tratamento de celulite, acne, manchas, também não são recomendados nesse período, pois a eficácia certamente será prejudicada. Reações alérgicas, entretanto, podem ocorrer como em qualquer pessoa, por este motivo o uso de novos produtos, ou de muitos produtos, deve ser avaliado e sempre sob a orientação do médico.

Eternamente jovem, será possível?

Todos os nossos bons e maus hábitos refletem-se na pele do rosto e ao redor dos olhos. As noites mal dormidas, estresse, exposição ao sol, cigarros vão resultando em rugas leves que, com o passar do tempo vão se aprofundando.

Os pés-de-galinha, que aparecem no canto dos olhos e se acentuam com o sorriso, são comuns até em pessoas com menos de 30 anos. Eles surgem por causa da repetição constante dos movimentos faciais, além disso, a flacidez dos músculos do rosto e uma eventual agressividade na limpeza da pele também favorecem o aparecimento das tão indesejáveis ruguinhas.

Neste sentido, as mulheres ainda levam a desvantagem por causa dos hormônios femininos que depois dos 25 anos começam a ter sua produção diminuída, provocando o ressecamento da pele, desencadeando o processo natural de envelhecimento.

As pálpebras também sofrem ainda mais estas consequências porque existem poucas glândulas sebáceas no local e são elas que determinam a formação de uma camada de proteção, composta de água e gordura. E ninguém escapa do chamado envelhecimento natural, mas existem maneiras de diminuir e até de retardar os seus efeitos.

Alguns especialistas garantem que, se uma pessoa jamais se expusesse ao sol, as primeiras rugas apareceriam por volta dos 75 anos, mas como isso é praticamente impossível, o sol continuará sendo um dos maiores vilões causadores das famigeradas linhas finas, das manchas etc etc.

Nesta luta contra os efeitos negativos dos raios UV temos como aliado o protetor solar e o ácido retinóico (vitamina A ácida ou retinol). Estudos mostraram que essa substância é realmente capaz de acelerar a reprodução celular, aumentar a produção de colágeno e permitir a oxigenação dos tecidos. Mas cuidado, sua pele é única, por isso consulte um dermatologista antes de usar qualquer produto em seu rosto.

Tem ainda a injeção de colágeno que preenche os pés-de-galinha. Este procedimento também deve ser feito em consultório médico. As rugas profundas nas pálpebras ou bolsas de pele só podem ser eliminadas com cirurgia plástica. 

A blefaroplastia é uma intervenção simples que remove o excesso de pele e sulcos acima e abaixo das pálpebras, com excelentes resultados.  Sempre vale o velho conselho: tem que prevenir as rugas ao redor dos olhos desde muito cedo, porque depois de instaladas tudo fica mais complicado. 

Usar sempre um creme específico para a área dos olhos é imprescindível para manter aquela área do rosto hidratada. 
Na hora de aplicar, coloque pequenas quantidades em volta dos olhos e dê tapinhas leves até que seja totalmente absorvido pela pele. 

O mercado está cheio de produtos que prometem verdadeiros milagres, mas cuidado porque nem sempre o resultado será satisfatório. Assim, procure sempre a orientação de pessoas especializadas no assunto e trate sua pele para que seja saudável. Retarde o envelhecimento do rosto, mas encare os processos da vida de forma natural e otimista. Preserve a autoestima e cultive o bom humor, sempre; faça com que a eterna juventude seja um sentimento e não apenas aparência. 



Autor: GB Edições

Foto: GB Imagem


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: