Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Toda a magia do Natal numa das maiores festas do Brasil

Anualmente, Gramado organiza o evento "Natal Luz", desta vez com programação até o dia 13 de janeiro

Em 20/12/2012 às 12h16


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Detalhe da decoração numa das esquinas da Avenida Borges de Medeiros Detalhe da decoração numa das esquinas da Avenida Borges de Medeiros
A primeira edição do Natal Luz foi no ano de 1986 quando a administração da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, buscava maneiras de incrementar o turismo também na época do verão, uma vez que tradicionalmente a cidade, que faz parte do circuito Serras Gaúchas, atraia a atenção apenas durante o inverno.

Surgiu então a feliz ideia de enfeitar os telhados com luzes, estendendo os enfeites para a Avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Mas, os enfeites não bastariam, daí então resolveram sonorizar a rua e produzir espetáculos que lembrassem o Natal.

O resultado foi tão positivo que desde então a festa acontece todos os anos. O Natal se espalha pelas ruas de Gramado.

O "Natal Luz" é considerado um dos maiores eventos natalinos do Brasil. Nesta ano, a festa  vai até o dia 13 de janeiro e a cidade de Gramado foi transformada em um grande parque temático com muitas atrações, todas voltadas às comemorações do Natal.

A principal avenida de Gramado ganha cor e vida através das mãos de seus próprios cidadãos. As famílias se unem e juntas promovem o "Tannenbaumfest", ou seja, todos enfeitam os pinheirinhos que decoram a Avenida Borges de Medeiros; é uma grande festa ao ar livre. 

Um palco montado no meio do Bosque da Carrieri serve de cenário para a encenação de "A Fantástica Fábrica de Natal" que mostra os ajudantes do Papai Noel trabalhando muito a fim de terminarem os brinquedos a tempo de serem entregues na noite de Natal. Para se chegar ao Bosque, basta seguir o caminho que leva ao Lago Negro e o espetáculo é sempre a partir das 21h30.

Na Rua Coberta acontece um maravilhoso show proporcionado por vários corais do Estado do Rio Grande do Sul que interpretam músicas de Natal e sua formação lembra uma árvore de Natal, por isso a apresentação é denominada de "Árvore Cantante". 

O "Grande Desfile de Natal" enche de alegria a Avenida das Hortênsias com um cortejo grandioso no qual Papai Noel é acompanhado pelos principais personagens do Natal, representados por bonecos gigantes, borboletas, gnomos, patinadores e os ajudantes do Bom Velhinho.

Ainda na Rua Coberta, grupos formados por artistas gaúchos consagrados pelo público fazem um espetáculo à parte contando o Natal através das histórias e lendas gaúchas acompanhadas de músicas natalinas entoadas no melhor do ritmo do sul do Brasil.

A programação do "Natal Luz" começa às 11h00; cabe destacar o desfile no dia 23/12, às 15h00 e novamente às 21h30, incrementado com maravilhoso show de luzes. No dia 25, a  "Fantástica Fábrica de Natal" conta a história de Sofia e sua boneca Nani que descobre a magia do Natal, também às 21h30.  

O melhor do artesanato gramadense está na Vila de Natal, no Lago da Joaquina com as casas dos artesãos totalmente remodeladas. O visitante encontra produtos e enfeites confeccionados pelos artesãos, tudo num só lugar.  Não se pode deixar de dizer que tantas atrações bonitas e emocionantes são regadas com o que há de melhor das culinárias alemã, italiana e tipicamente gaúcha.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souveniers. Imperdível ainda é uma visita as lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros. 

Faça as malas e programe a sua viagem! 

O "Natal Luz" começa com a decoração da Avenida Borges de Medeiros, principal via de acesso que passa por todo o centro da cidade de Gramado 

Autor: GB Edições

Foto: Cleiton Thiele-Serra Press


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: