Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Projeto Botinho faz alegria das crianças durante as férias

Tem início nesta quinta-feira (10) em Macaé o Projeto Botinho, agitando a criançada nesta temporada

Em 10/01/2013 às 11h06


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Num sensacional método de ensinar brincando, entra em cena o Projeto Botinho, que acontece em Macaé e Rio das Ostras, agitando a criançada nesta temporada de férias. A cerimônia de abertura do evento em Macaé é realizada nesta quinta-feira (10), na Praia dos Cavaleiros, somando nesta edição o total de 500 inscritos, entre crianças, adolescentes e adultos. Já em Rio das Ostras, o projeto terá início no dia 14 de janeiro, tendo 300 inscritos.

O Projeto Botinho é uma promoção da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, contando com o apoio dos Grupamentos de Bombeiros, nas cidades onde tem corpo de guarda vidas.

A cerimônia de abertura em Macaé contará com a participação do coordenador, Tenente Coronel BM Jorge Vincenzi; dos Comandantes dos destacamentos da região - Casimiro de Abreu, Aeroporto, Cabiúnas e de Conceição de Macabu; além da presença de autoridades municipais convidadas para o evento. Após as boas vindas, os inscritos conhecerão seus instrutores, receberão o uniforme e serão batizadas com um banho de mar.

As inscrições começaram no início de dezembro, e logo foram preenchidas todas as vagas. A previsão é que as atividades terminem no dia 31 de janeiro, com uma cerimônia de encerramento e a entrega dos certificados.

Participantes em Macaé


Segundo informações do Comandante do 9º GBM, Tenente Coronel Jorge Vincenzi, somente o quartel de Macaé recebeu 500 inscrições para os diferentes grupos: Golfinho; Mobydick; Tubarão; e as Sereias. Para a realização das atividades, o comandante do Corpo de Bombeiros disponibilizou 15 militares, que ensinarão noções de primeiros socorros, teorias do mar, educação física, disciplina hierárquica e proteção ao meio ambiente.

Detalhes do Botinho

O projeto é dividido em três categorias: Golfinho (para crianças de 7 a 10 anos), Moby Dick (de 11 a 14 anos), e Tubarão (de 15 a 17 anos).  E ainda há uma turma chamada Sereias, que são as mães das crianças. Os mesmos ensinamentos recebidos pelos filhos são repassados a elas, informa.

As aulas acontecem, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h. Os participantes do Botinho, jovens de 7 a 17 anos, recebem noções de primeiros socorros, biologia marinha, disciplina, civismo, técnicas de abordagem e salvamento, conhecimento sobre o mar.

Projeto Botinho


Criado em 1964, o Botinho é realizado em todo o Estado do Rio e existe em Macaé desde 1994. O Comandante do 9º GBM, Tenente Coronel Jorge Vincenzi, explica que o Projeto Botinho é uma ação comunitária que aproxima a corporação da comunidade, visando a conscientização de ações que fortaleçam a preservação do meio ambiente.

O Botinho 2013 tem o objetivo de instruir os participantes sobre conhecimentos das condições do mar, além de propiciar uma compreensão do meio ambiente, envolvendo os aspectos ecológicos de preservação. Durante os encontros os alunos recebem instruções sobre salvatagem e colocam sua aprendizagem em prática durante as aulas.

"Eventos como esse contribuem para que o nosso trabalho seja conhecido pelas diferentes faixas etárias, sem distinção de classes sociais, visto que o projeto foi aberto a comunidade em geral. Durante os dias da Colônia de Férias, os alunos recebem instrução de primeiros socorros, exercem atividades físicas e recebem noções de hierarquia e disciplina, fundamental para a formação do caráter dos jovens", disse o Tenente Coronel Jorge Vincenzi.

Autor: Isis Maria Borges Gomes/ isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: