Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Secretaria de Saúde faz adesivação para controle do tabagismo.

Hospital Público de Macaé (HPM) e Secretaria de Comunicação foram os primeiros setores da administração pública a serem contemplados.

Em 07/06/2013 às 11h21


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O objetivo da sensibilização é estender o projeto para outros setores públicos do governo municipal, incluindo Unidades O objetivo da sensibilização é estender o projeto para outros setores públicos do governo municipal, incluindo Unidades
A equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, em parceria com a área técnica de prevenção e controle do tabagismo da secretaria de Saúde tem realizado a adesivação em alguns setores da administração pública de Macaé, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, ocorrido no último dia 31/05. A programação contou com "adesivaço" nos órgãos públicos da prefeitura de Macaé e tem se estendido para vários setores da administração municipal.

A sensibilização sobre os prejuízos do uso de tabaco requer ações diárias e é o que a coordenadoria de Políticas sobre Drogas vem fazendo em diversos setores da Prefeitura. Somente esta semana o adesivaço aconteceu no prédio na Secretaria de Comunicação, na secretaria de Administração, Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) - Antigo Hotel Ouro Negro e no Paço Municipal de Macaé.

Na semana passada o projeto teve início no Hospital Público de Macaé (HPM) e em seguida teve prosseguimento no Centro de Convivência do Idoso, Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, umas da  primeiras unidades a serem contempladas. 
O objetivo da sensibilização é estender o projeto para outros setores públicos do governo municipal, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).

As ações tiveram início na manhã desta terça-feira, dia 04, com a equipe realizando o trabalho de sensibilização no Centro de Convivência do Idoso, onde foi colocado o adesivo: "Ambiente Livre de Tabaco". Segundo o Coordenador Extraordinário de Políticas sobre Drogas (Cepod), Dr. Gleison Guimarães, o objetivo principal desta sensibilização é minimizar o consumo de tabaco.

"O consumo de tabaco é a causa de morte mais evitável a nível mundial e atualmente responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde", disse ele.

A equipe também esteve no período da manhã no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, no Centro, para realizar a ação. Em paralelo ao trabalho de "adesivaço" e da entrega de folhetos explicativos, uma equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, pneumologistas, psicólogos e assistentes sociais, realizou o encaminhamento, caso a pessoa demonstrasse o desejo de parar de fumar, para o tratamento.

A equipe esteve no Hospital Público de Macaé (HPM), onde a ação contou com a presença do diretor da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Dr. Newton José. As pessoas que aguardavam o atendimento puderam assistir à apresentação do esquete sobre os malefícios do tabagismo pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).

Onde buscar tratamento

Caso a pessoa tenha o desejo de parar de fumar, a prefeitura oferece tratamento gratuito. A unidade funciona na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. Às segundas-feiras, de 14 horas às 21 horas. Às terças-feiras, de 8 horas às 21 horas. Quintas e sextas-feiras, de 8 horas às 17 horas. Os atendimentos são individuais ou em grupos. Informações adicionais pelo telefone: (22) 2796-1295.

Autor: Ana Carolina - Benjamin benjamin@odebateon.com.br

Foto: Divulgação.


    Compartilhe:

Tags: Saúde.


View Site in Mobile | Classic
Share by: