Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Tartaruga-cabeçuda é vista na Praia Campista

Espécie de quase 2 metros de comprimento se acomodou na areia para realizar a desova

Em 07/01/2016 às 11h02


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Tartaruga cabeçuda desovou em área da Praia Campista na noite de terça-feira Tartaruga cabeçuda desovou em área da Praia Campista na noite de terça-feira
Uma tartaruga da espécie caretta caretta (popularmente conhecida como "cabeçuda" ou "mestiça") foi vista na Praia Campista na última terça-feira (5). 

Pessoas que passavam pelo lugar, e funcionários de um hotel situado na orla, notaram o animal, de aproximadamente 2 metros de comprimento, se acomodar na areia e executar um movimento de escavação para realizar o depósito de ovos.  

A Guarda Ambiental foi acionada por volta das 17h, e prontamente se dirigiu ao local para fazer o isolamento da área, a fim de evitar a passagem de pedestres e veículos na areia. 

Na manhã dessa quarta-feira (6), membros da Guarda Ambiental ainda faziam o monitoramento da área, aguardando biólogos do Projeto Tamar para fazer a retirada dos cerca de 100 ovos, que ficaram enterrados a cerca de 80cm do solo e devem ser levados para um lugar mais seguro. Segundo eles, a tartaruga voltou ao mar por volta das 6h da manhã.

De acordo com o Comandante da Guarda Ambiental, a desova de tartarugas na região era mais comum no passado. O desgaste ambiental, no entanto, acaba causando a confusão da espécie, que vai para outros lugares para realizar o depósito de ovos. Ele acredita, ainda, que a aparição da tartaruga indica que o trabalho de preservação do ambiente realizado pela Guarda Ambiental e a proibição de veículos na areia esteja surtindo efeito. 

Autor: Jorge Neto

Foto: Divulgação


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: