Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Painel "Sociedade e governança" abre o fórum da IX Feira de RSE

Em 13/06/2016 às 11h34


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Fórum da IX Feira de RSE Bacia de Campos abrirá no dia 14 de junho, terça-feira, às 15:30h, com o painel "Sociedade e governança", com a participação do Procurador da República em Campos dos Goytacazes, Dr. Eduardo Santos Oliveira, do Promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ), Dr. Leandro Manhães, e do Coordenador de Auditorias Temáticas e Operacionais (CTO) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Sérgio Lino.  Mais um convidado está para ser confirmado. O painel abordará o combate à corrupção e aos crimes ambientais, o fortalecimento das redes de cidadania e o controle externo na gestão dos recursos públicos.

A IX Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 14 às 21 horas, no Clube Cidade do Sol, em Macaé, realização da Revista Visão Socioambiental, com o patrocínio da Itaipu Binacional, Laboratório Bioanálise e Petrobras. O evento terá como tema central "Reinventando as cidades" e disponibilizará ao público, com entrada gratuita, um fórum com mais de 20 painéis e palestras, além de stands de empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, mostra de cinema socioambiental, oficinas, exposições e performances.

Programação do Fórum

Dia 14 de junho (terça-feira)

14:00h - Solenidade de Abertura
15:20h/16:40h - Painel de Abertura: "Sociedade e governança: corrupção, crimes ambientais, controle externo e redes de cidadania"
Eduardo Santos Oliveira: Procurador da República em Campos dos Goytacazes.
Sérgio Lino: Coordenador de Auditorias Temáticas e Operacionais (CTO) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). 
16:50h/18:00h  - Painel: "Desenvolvimento regional inclusivo e sustentável"
Alcimar das Chagas Ribeiro: Economista com mestrado e doutorado em Ciências de Engenharia pela UENF, onde é professor associado. 
Fabianne Manhães: Doutora em Direito pela UERJ, professora adjunta e coordenadora do Curso de Direito da UFF em Macaé e representante da UFF no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Macaé. Coordenadora do projeto de extensão "Além do ambiente" na UFF.
18:10h/19:20h - Painel: "Que cidade queremos? (fauna, flora e recursos hídricos urbanos)"
Alessandra Veloso (mediadora): Técnica da Secretaria de Ambiente de Macaé, engenheira florestal pela UFRJ.
Pablo Gonçalves: Biólogo, professor no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem/UFRJ) 
Vitor Ferreira: Biólogo, representante do Instituto Pé de Planta.
19:30h/20:10h - Palestra: "Potencial de negócios na área de meio ambiente entre Brasil e Alemanha"

Achim Schudt: Representante do Centro Empresarial de Estudos Internacionais da Confederação Alemã para Empresas de Pequeno e Médio Porte no Brasil ( BNVW)
Dia 15 de junho (quarta-feira)

14:10h/15:00h: Palestra: "SOS Restinga do Barreto"
Gustavo Arantes Camargo (mediador): Especializado em Ética, Filosofia política e Filosofia da Educação (UFRJ).
Pedro Araújo Marinho: Geógrafo e ambientalista.
Fábio Di Dario: Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ - campus Macaé.
15:10h/16:30h - Painel: "Coleta seletiva em Macaé: que lixo é esse?"
Langenbeck Andrade Santana: engenheiro químico e de Segurança do Trabalho, ONG Recicle Social. 
Sávio Magaldi: coordenador de Biodiversidade - Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente de Macaé (Sema). 
Júlia Rolim: Técnica química e bióloga, trabalha com Gestão de Resíduos em empresa há mais de três anos. Atualmente cursa o Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental no IFF. 
16:45h/ 17:55h - Painel: "Novas estratégias para o desenvolvimento sustentável"
Marco Navega - Empresário, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro 
Joelson Tavares Rodrigues - Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia, professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT) 
18:10h/19:20h - Painel: "Recursos hídricos"
"Captação de água da chuva no combate a enchentes em áreas urbanas"
Marcos Cezar dos Santos: Mestre em Engenharia Ambiental, analista ambiental do ICM Bio, chefe-substituto do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e professor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.
"Sustentabilidade dos Recursos Hídricos em Processos Industriais"
Edgard Rangel: Consultor da Petrobras, formado em Gestão Ambiental e pós-graduado em Perícia Ambiental. Representante da Petrobras no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Macaé e membro da Comissão Permanente do Sistema de Gestão de Emergências e do Grupo Técnico de Gestão de Resíduos da área de Exploração e Produção da Petrobras.
19:30h/20:10h - Palestra: "Eficiência energética: uso racional de energia".
Saulo Borges: Mestre em Engenharia Ambiental, especialista da área de energia da Petrobras. 
20:20/21:00h - Palestra "Inovação tecnológica, imperativa para a nossa coexistência no planeta"
Gustavo Miguelez: Analista de Sistemas, pós graduado em gestão de Petróleo e Gás e mestrando em Inovação, com diversas especializações e ações nos setores de Desenvolvimento de Mercados Internacionais, Projetos de Responsabilidade Social e Ambiental, Tecnologias Educacionais e Desenvolvimento de Ecossistemas para a Inovação TIC. 

Dia 16 de junho (quinta-feira)

14:00h/14:40h - Palestra: "O mundo das relações: corpo x consciência x ambiente"
Alberto de Souza: Diretor do Instituto Gnóstico de Antropologia do Brasil em Macaé, designer gráfico do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Macaé e cartunista sob o codinome Beralto. 
14:50h/16:20h - Painel: "Os excluídos: case do crescimento insustentável"
Apresentação do filme "Açu: A Voz dos Desapropriados"
Debate com o professor Marcus Cardoso da Silva (IFF São João da Barra) e demais autores do documentário, representantes dos produtores rurais do quinto distrito de São João da Barra e da academia. 
16:30h/17:10h: Palestra: "Horticultura urbana"
João Flores: Engenheiro agrônomo com áreas de atuação e experiências adquiridas em crédito rural, planejamento, implantação de projetos agropecuários, cooperativismo, coordenação de equipes, assistência técnica e extensão rural, agriculturas alternativas: agricultura orgânica, natural, biodinâmica, agroecologia, sistemas agroflorestais e sistemas silvipastoris. 
17:20h/18:00h:  - Palestra: "Water Vector Initiative: a tecnologia aberta contribuindo para a gestão dos recursos hídricos" 
- Lorenzo Prucoli Martins: inventor independente, idealizador do projeto e graduando em Educação Física; Antonísio Prucoli Martins: generalista em Tecnologias Industriais com foco em Computação, Eletrônica e Telecomunicações e diretor de Arquitetura de Soluções da J4SYSTEMS; Ramon Baptista Narcizo: professor do curso de Engenharia de Produção da UFF no Pólo de Rio das Ostras. Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia do produto e Gestão de Tecnologia e da Inovação.
18:10h/19:00h: Palestra: "Soluções de engenharia sustentáveis, acessíveis e aplicáveis nas comunidades da região"
Matheus Ferreira de Barros: Graduado em Engenharia de Produção pela UFF e possui mestrado em Metrologia pela PUC Rio. Atualmente é professor da UFRJ - Campus Macaé e fundador do Núcleo Macaé da organização Engenheiros sem Fronteiras Brasil.
Dyogo Monteiro Diniz: Graduando em Engenharia de Produção pela UFRJ e presidente do Núcleo Macaé da organização Engenheiros sem Fronteiras Brasil.

Jailton da Conceição: Projeto Girocóptero

19:10h/20:00h - Palestra  "Da Mata Atlântica à Amazônia: 50 anos da expedição que marcou o Centro Geográfico do Brasil" 
Sérgio Vahia de Abreu: O explorador Vahia, o documentarista inglês Adrian Cowell e o cacique Raoni eram jovens aventureiros quando participaram, em 1958, da expedição liderada pelos irmãos Villas-Boas que levou à criação do Parque Indígena do Xingu. 50 anos depois, os três decidem refazer essa viagem.

Todos os dias - Mostra Cenário Socioambiental e projeção de vídeo e performance "Ciranda Planetária" com a fonoaudióloga Sandra Wyatt, do projeto do Irmane C pela Paz.

foto: Feira

Autor: Martinho Santafé

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: meio ambiente, geral


View Site in Mobile | Classic
Share by: