Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

IFF Macaé vai sediar evento sobre depressão na escola

O encontro será aberto a estudantes, pais e servidores. As atividades irão acontecer nos dias 29 e 30 de agosto

Em 28/08/2017 às 10h53


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A programação vai contar com palestras simultâneas destinadas a estudantes, pais/responsáveis, servidores e sociedade em A programação vai contar com palestras simultâneas destinadas a estudantes, pais/responsáveis, servidores e sociedade em
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Macaé vai sediar na próxima semana um evento para debater na escola o tema "Depressão: e Eu com Isso?", destinado a estudantes, pais, servidores e toda comunidade interessada em participar. 

De acordo com informações do IFF, a iniciativa visa discutir esse mal do século, a depressão. A programação vai contar com palestras simultâneas destinadas a estudantes, pais/responsáveis e servidores, com subtemas como "Depressão nos filhos, como lidar com isso?", "Bullying na escola e depressão", "Como ajudar um amigo com depressão?", dentre muitos outros.

Por meio do setor de comunicação do IFF, o psicólogo Marcelo Quirino, explicou que há muito tabu e desinformação sobre o assunto e essa psicopatologia acomete a todos, sem distinção de idade. Ele explica ainda que na escola, a depressão pode trazer muitos prejuízos aos atores escolares, em suas diversas dimensões, tanto no social, afetivo, relacional, profissional, cognitivo ou acadêmico, afetando seriamente a vida dos estudantes e servidores.

As atividades estão sendo organizadas por profissionais da Coordenação do Núcleo de Apoio ao Estudante e da Diretoria de Ensino. "Devido à alta demanda identificada, a equipe multidisciplinar do Campus Macaé pensou na necessidade de um pontapé para intervenção a respeito desse problema tão comum: vamos discutir a depressão e suas comorbidades e fatores psicossociais envolvidos, para municiar os atores da escola e responsáveis pelos alunos contra esse mal", ressaltou o psicólogo.

Os estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado e Engenharia de Controle e Automação devem efetuar inscrição, no endereço https://goo.gl/EbPZSb, e escolher uma palestra no turno da manhã ou da tarde. Os ciclos de palestras estão divididos de acordo com o público para quem são destinados.

No dia 29 a programação vai acontecer a  partir das 18h e vai  contar com palestra no auditório; abertura oficial com a direção, a equipe organizadora e o Prof. Hélio Júnior; também será abordado o tema "Depressão nos filhos, como lidar com isso?", com a psicóloga Camila Butinholli. 

Na quarta-feira, das 8h às 9h, haverá atividades para alunos, professores, pais e servidores.  A atividade vai abordar a temática "O que é a tal Depressão: musicoterapia", com o Psicólogo Marcello da Silva Santos. 

Das 9h às 11h e das 13h às 15h haverá palestra para os alunos do ensino médio integrado de Engenharia. Serão abordados os temas: Os 13 porquês, Baleia Azul, suicídio, automutilação e depressão - com a Psic. Nilda Sirelli / Bullying na escola e depressão com a Psic. Débora Fiszhaut / Meus pais não me entendem - Graduanda Psicologia Paula Saraiva / Sexualidade Adolescente & Depressão - Psic. Fernanda Guedes / Stand Up Saúde - Me. Eliane de Paula / Vencendo a depressão - Psic. Flaviane Knop / Como ajudar um amigo com depressão? - Psic. Luana Mussi / Depressão em sala & nós professores - Prof. Ana Paula Siqueira e Prof Maísa Souza / Depressão, isso atrapalha meus estudos? Psic. Adalziza Borges e "A alimentação Saudável e a atividade física podem ajudar a enfrentar a depressão?", com a  Nutricionista Alessandra Paravidino e Professor Cláudio Reis. 

Das 9h30 às 11 haverá a mesa redonda "O que é a tal Depressão: tratamento, formas de apoio e quadro clínico", com o  Prof. Psic Rildo Santos Loureiro e a Psiquiatra Lígia Hautman. 

À tarde, das 14h às 16h haverá as palestras "Depressão em Sala, o que nós temos a ver com isso?", com Rita Cristina e "Perfil Comportamental, Clima organizacional & Saúde Mental (TAES)", com Paulo Patrocínio. 
Das 16h  às 18h, haverá o Lançamento do IFFanzine "Depressão: e Eu com Isso? - Projeto IFFanzine Coord. Alberto de Souza. 

Às 16:30 - Apresentação Teatral Alunos IFFMacaé - Grupo Tudo Haver - Peça Ouça. Às 18h - mesa redonda. Das 18h30 às 19h10, abordagem dos temas "Resiliência nos estudos, motivação nos estudos e depressão", com Elias Hermenegildo e "Família, trabalho, quotidiano, cansaço e depressão", com Mariana Tinoco. Às 19h50 - Stand Up Saúde com Eliane de Paula. Em seguida Perguntas - Organização e às 21h, lanche. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: educação


View Site in Mobile | Classic
Share by: