Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Hospital comemora 150 anos com grande abraço

Quinta edição acontece nesta quinta-feira, às 10h. População macaense está convidada

Em 06/09/2017 às 10h50


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Todos os anos, a sociedade se une nesta data para dar um grande abraço simbólico em volta do hospital Todos os anos, a sociedade se une nesta data para dar um grande abraço simbólico em volta do hospital
Esse ano, o tradicional "Abraço à Irmandade", que chega à sua quinta edição, terá um significado ainda maior. Além de aproximar a sociedade da instituição, a data também vai comemorar o 150º aniversário do Hospital São João Batista, que há mais de um século presta atendimento à população macaense e de toda a região. 

Diante disso, a população pode mostrar o seu agradecimento através de um ato simbólico, agendado para esta quinta-feira, 7 de setembro, às 10 horas.

"No coração da cidade bate forte o coração da Irmandade. Voltemos no tempo, mais especificamente em 1862, quando alguns homens tiveram um sonho: de uma cidade que uniria prosperidade e agradabilidade. De uma simples conversa brotou uma ideia e cinco anos depois ela estava consumada. Tudo começou com uma doação de um comerciante português, que queria que Macaé oferecesse saúde aos mais carentes. Quanta coragem! Quanta determinação! Quanto amor! Quanta visão! Assim nascia a Irmandade de São João Batista e consequentemente, a Casa de Caridade. A coragem e determinação desses homens fizeram a obra física, mas foi o amor à cidade e ao povo que manteve aceso o sonho dessa grande obra. A visão de alguns mostrou que Macaé se transformaria na cidade que hoje moramos. O futuro veio e se tornou nosso presente e nós também temos o nosso sonho que passa por tornar o hospital uma entidade de ponta na medicina. Passos estão sendo dados como: formações médicas, especializações médicas, tratamentos inovadores e de referência em todo Estado. Nossa preocupação é prestar um serviço de qualidade e excelência.  Como há 150 anos, temos que pensar 150 anos à frente e a Irmandade quer continuar prestando esses serviços principalmente aos mais necessitados. Os anos passaram e 150 anos depois, estamos aqui comemorando essa grande obra, que hoje é o nosso hospital, que é de todos, para todos", diz a direção da instituição em nota. 

Além de celebrar essa data, o objetivo principal do evento é sensibilizar a população, os empresários e as esferas do poder público para reverter a situação financeira da instituição. Apesar de sua importância para Macaé, o hospital passa por dificuldades financeiras. 

Do total de leitos, 65% deles são destinados aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A sua filosofia é atender aqueles que mais precisam de ajuda. Por isso, é importante que a população abrace a causa. 

O movimento surgiu em 2013, através de alunos da UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), tendo início pelas redes sociais, o que foi decisivo para a grande adesão da sociedade como um todo. 

Esse gesto simboliza a união de toda a sociedade na conscientização sobre a necessidade de manutenção do equilíbrio financeiro e da adequação física e tecnológica do Hospital São João Batista. A instituição é considerada como referência na região em vários tipos de atendimento, como, por exemplo, a cirurgia cardíaca.

Nas edições anteriores, o entusiasmo tomou conta de centenas de pessoas, que andaram de mãos dadas no quarteirão do Hospital São João Batista. A grande corrente de solidariedade contou com a presença de mais de mil pessoas. 

Autor: Marianna Fontes marifontes@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: cidade, social


View Site in Mobile | Classic
Share by: