Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Mais de 7 mil estudantes deverão fazer o Enem este ano em Macaé

De acordo com informações do INEP, ao todo 7.891 estudantes confirmaram as inscrições para realização das provas no município

Em 11/09/2017 às 15h28


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todas as unidades da federação As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todas as unidades da federação
Este ano, um total de 7.891 estudantes em Macaé confirmaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todo estado, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos. 

As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro, ao contrário dos anos anteriores que eram aplicadas em apenas um final de semana (sendo sábado e domingo).  A abertura dos portões será às 12h e fechamento às 13h, sendo que as provas terão início às 13h30.

O Exame será constituído de uma redação em Língua Portuguesa e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha.  

No primeiro dia de aplicação do Exame, dia 5m serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. Já no segundo dia (12) serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. 

A nota obtida na prova é o principal pré-requisito para quem deseja cursar uma graduação por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Ainda de acordo com informações do INEP, o Enem tem como finalidade precípua a Avaliação do Desempenho Escolar e Acadêmico ao fim do Ensino Médio e os resultados deverão possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante com vistas à continuidade de sua formação e inserção no mercado de trabalho.

Também faz parte do objetivo da avalição, a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio; a utilização do Exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas Instituições Federais de Educação Superior; o acesso a programas governamentais de financiamento ou o apoio ao estudante da educação superior; a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; o desenvolvimento de estudos e indicadores da educação brasileira. 

"Meu objetivo com o Exame é obter nota para ingressar na educação superior pública. Pretendo ingressar na universidade já no próximo ano", disse a estudante Jocieli de Souza. 

Para obter a nota desejada, a estudante conta que mudou o ritmo dos estudos. "Este ano eu foquei em ver técnicas de aproveitar o tempo para fazer a prova e também optei por refazer provas passadas para treinar o tempo porque, na edição anterior, quando fiz o exame pela primeira vez perdi muito tempo em algumas questões e quando cheguei ao final de outras questões não havia mais tempo", relatou a estudante. Ela disse ainda que também está focando em estudar as  matérias que tem  mais dificuldade. 

Autor: Juliane Reis juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: educação


View Site in Mobile | Classic
Share by: