Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Macaé terá mais uma opção de curso de Mestrado

NUTES-UFRJ abrirá turma no município para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde

Em 16/10/2017 às 10h56


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Em meio a um triste cenário de crise econômica, que vem atingindo também o setor da educação em todo país, Macaé ganha mais uma opção de curso de Mestrado. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ) que está oferecendo dez vagas para o município para o próximo ano letivo. 

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever até o dia 05 de novembro através do envio de email para posgrad@nutes.ufrj.br  com cópia para coordenadorppgecs@gmail.com  No título da mensagem deverão constar "PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO 2018" e "NOME DO CANDIDATO". Será necessário também no ato da inscrição optar por concorrer às vagas direcionadas à cidade do Rio de Janeiro ou à cidade de Macaé.

De acordo com informações institucionais, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde é um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criado em 1972, que articula ações de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área da Educação em Ciências e Saúde.
E sua proposta de trabalho é de natureza interdisciplinar, desenvolvida por uma equipe multiprofissional, que integra contribuições de diferentes campos de conhecimento dentre os quais destacam-se educação, comunicação, ciências naturais e da saúde e informática.

Ainda segundo informações, o curso de Mestrado tem por objetivos a iniciação à pesquisa e o aprofundamento de estudos no campo da Educação em Ciências e Saúde. Além do desenvolvimento de um projeto de investigação, sua proposta se volta para a construção das bases de uma avaliação crítica da pesquisa neste campo e das suas incorporações a práticas educativas.
A Comissão do Processo Seletivo atuará nas atividades de planejamento, coordenação, supervisão, divulgação, execução, análise documental e avaliação de resultados. A Comissão também deliberará acerca de casos omissos a este edital.

Do total de vagas oferecidas, 30 são para o Rio de Janeiro, sendo 20 para ampla concorrência, 5 reservadas para cotas, 2 reservadas para candidatos estrangeiros e 3 vagas reservadas para servidores do quadro ativo permanente da UFRJ nas carreiras de docentes ou técnico-administrativos em Educação, conforme o Programa de Qualificação Institucional - PQI/UFRJ. 

Ainda segundo o edital, para o caso das vagas reservadas para servidores, o candidato deverá enviar junto com a documentação da inscrição, uma declaração de Anuência da Direção da Unidade onde está lotado.

Já para Macaé estão sendo oferecidas 10 vagas, sendo 6 para ampla concorrência, 2 para cotas, 1 vaga reservada para candidatos estrangeiros e 1 para servidores do quadro ativo permanente da UFRJ nas carreiras de docentes ou técnico-administrativos em Educação, conforme o Programa de Qualificação Institucional - PQI/UFRJ. E não havendo o preenchimento das vagas reservadas para as cotas, estrangeiros ou servidores, estas estarão disponíveis para a ampla concorrência. 

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da UFRJ Macaé, Joelson Tavares, as aulas serão realizadas na Cidade Universitária, embora segundo ele, seja possivel que eventualmente seja necessário os alunos irem ao Rio. Ainda segundo o coordenador, o curso é de fundamental importância para o municipio. "Vai permitir a qualificação e a formação dos nossos professores. Hoje uma das grandes dificuldades de mantermos  um curso de medicina em uma cidade do interior como Macaé, é termos professores suficientemente qualificados. E o mestrado nos auxiliará muito nesse esforço. Além disso, é mais uma oportunidade de formação para os macaenses, que será oferecida na Cidade Universitária", ressaltou.  

Calendário do processo seletivo

· 06/09 a 05/11 - Período de recebimento por e-mail dos documentos de inscrição
· 10/11/17 - Divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada
· 21/11/17 - Resultado da avaliação do Pré-projeto de pesquisa
· 23/11/17 - Data limite para solicitação de recursos da Etapa I
· 24/11/17 - Resultado de Recursos da Etapa I
· 29/11/17 - Prova escrita
· 30/11 e 01/12/17 - Defesa oral do anteprojeto
· 08/12/17 - Resultado das Etapas II e III
· 12/12/17 - Data limite para solicitação de recursos da Etapa II
· 13/12/2017 - Resultado do Recurso da Etapa II
· 13/12/2017 - Data limite para entrega de Certificado de Proficiência (Inglês/Português)
· 21/12/2017 - Resultado final.

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: educação


View Site in Mobile | Classic
Share by: