Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Copa Fábio Scarano de Futebol reúne atletas da escolinha de futebol

Crianças de 07 a 13 anos estão participando da competição que está sendo realizada na quadra do Nupem / UFRJ

Em 24/10/2017 às 11h45


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Um dos objetivos da competição é promover  a inclusão social das crianças e jovens Um dos objetivos da competição é promover a inclusão social das crianças e jovens
Desde o último mês atletas da escolinha de futebol do Barreto, por meio do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, estão participando  da Segunda edição da Copa Fábio Scarano de Futebol.  As atividades começaram no dia 26 de setembro e terminam na próxima sexta-feira (27). 

rata-se de uma competição interna promovida pela Escolinha de Futebol, sob a coordenação do professor Renato Cabral e do treinador Zezito, que homenageia ao ilustríssimo professor Fábio Scarano. De acordo com Renato, além de um grande profissional na sua área, Fábio Scarano é também um dos grandes incentivadores desse projeto e um amante do futebol. 

"Essa é mais uma ação conjunta de todo corpo acadêmico, funcionários, professores e diretores do Nupem / UFRJ que apoiam essa iniciativa de inclusão social com a comunidade do bairro São José do Barreto e adjacências. A competição esse ano promete muito bom futebol e muita alegria e diversão garantidas para todas as idades. São ao todo 80 crianças de várias faixas etárias do sub 07 ao sub 17, divididas por categoria", explicou. 

A competição está acontecendo às terças e quintas-feiras, na quadra esportiva do Nupem/UFRJ, em dois turnos: na parte da manhã, de 8:00 às 10:00h e na parte da tarde, das 16:00 às 18:00h. Já a  grande final será na sexta feira, dia 27/10, no horário das 17h com o jogo do 3° lugar e às 18h, a final .  
Ao todo o projeto Escolinha de Futebol Barreto Nupem UFRJ, coordenado pelo prof Renato Cabral atende 135 crianças do bairro São José do Barreto e adjacências, entre 07 a 17 anos. Mas para a Copa Fábio Scarano estão participando 60 crianças de 07 a 13 anos.

Ainda de acordo com o Professor Renato, a Copa de Futebol Fábio Scarano tem como objetivo promover a integração social dos jovens através  de práticas esportivas no intuito de ocupar esse tempo ocioso. "Com isso a Copa Fábio Scarano foi criada para atender as necessidades dessas crianças que buscam, através do esporte, um espaço de inclusão, socialização e atividades físicas e muita diversão.

E os participantes especialmente são alunos da própria Escolinha de Futebol Barreto Nupem UFRJ, por se tratar de uma competição interna entre os próprios alunos, para fomentar neles o nível de consciência de cidadania e coletividade, mas também ao mesmo tempo gerando neles o nível de competividade que é necessário para as competições que irão enfrentar ao longo da vida esportiva e social", explica Renato.

O docente e coordenador conta ainda que a idealização dessa Copa se fez pela necessidade de competições locais de custo zero onde os alunos das comunidades carentes pudessem participar afim de promover o esporte para eles que, muita das vezes, não têm condições de disputar uma competição desse nível por questões financeiras. "E também foi uma forma sublime de homenagear e presentear a esse que muito nos ajuda o ano todo.

O professor Fábio Scarano, além de ser um cientista graduado nas questões socioambientais, é um exímio amante do futebol e padrinho deste projeto, do qual ele participa direto e indiretamente com incentivos financeiros, éticos e morais para toda garotada. Sendo assim um grande exemplo para a sociedade que em tempos modernos vive cada vez mais no seu infinito particular. O prof. Fábio Scarano mostra para a sociedade que o importante não é construir muros... Mas sim, pontes com a sociedade, principalmente com os mais necessitados. Por isso essa Copa leva o nome de Fábio Scarano", disse.

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: educação


View Site in Mobile | Classic
Share by: