Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Atleta é destaque em competição de trail run

Antônio Marcos conquistou o 76º lugar no Geral da XCBúzios 42K

Em 26/10/2017 às 12h22


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Atleta participou de duas provas no mesmo dia: uma de 42k e outra de 5k Atleta participou de duas provas no mesmo dia: uma de 42k e outra de 5k
Um dos balneários mais famosos do país, a Armação de Búzios, na Região dos Lagos, foi o cenário escolhido para receber um grande evento de trail run. No último sábado (21), aconteceu o XCBúzios 42k Solo, competição na qual participou o atleta macaense Antônio Marcos. 

A prova teve início no Centro, na Rua das Pedras, passando pela Orla Bardot, seguindo para um cenário paradisíaco das praias do balneário, como João Fernandes, Ferradura, Geribá e Tartaruga. Em um ambiente com vários níveis de dificuldades, Antônio participou do percurso mais desafiador, que se iniciou no asfalto (paralelepípedo) e depois contou com subidas e descidas, além de vários níveis de pavimento, como areia fofa, trilhas e costeira. 

"Foi uma corrida  muito desafiadora, na qual tive um bom resultado. Terminei com o tempo de 4h50min, ficando em 76º lugar no Geral e em sexto na categoria da minha faixa etária", conta ele que no mesmo dia participou de uma outra competição. "Mesmo cansado, fiz a prova de cinco quilômetros da Corrida Solidária Rosa/Azul da G2 Esportes. Fiquei em terceiro na categoria 45/49 anos com o tempo de 21 minutos. Graças a Deus consegui completar as duas corridas. Agora o foco está nas próximas", diz o atleta.

Por ser mais intenso do que a corrida de rua comum, onde se exige muito mais do corpo e da mente, os atletas precisam de treinamento específico. Antônio relata que toda competição exige o máximo de dedicação. Ele divide o tempo entre o seu trabalho de servidor público na Prefeitura de Macaé com os treinos. 

"Minha preparação é baseada em obstáculos naturais, incluindo o treino em academia e alongamentos, que são fundamentais para obter bons resultados. Graças a Deus venho conseguindo ter essas conquistas", explica.
O atleta começou a correr em 2006 e, desde então, não parou mais. "Passei a competir e venho me superando. Tenho obtido bons resultados. Já fiz três ultramaratonas, quatro maratonas e 10 meia-maratonas. Tenho certeza que virão mais desafios pela frente", destaca ele.

O Trail Run, ou Trail Running, é uma modalidade de corrida muito popular nos Estados Unidos e na Europa, que vem ganhando muitos adeptos no Brasil. As competições são realizadas em áreas rurais ou litorâneas, próximas ou não de grandes centros urbanos. 

Autor: Marianna Fontes marifontes@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: esporte


View Site in Mobile | Classic
Share by: