Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Novo lixão surge em área na Bela Vista

Flagrantes feitos esta semana pela nossa equipe mostram problema ambiental na Estrada Santa Mônica

Em 03/11/2017 às 15h47


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Parte dos entulhos chegou a deslizar pelo morro abaixo. Moradores do entorno denunciam o problema Parte dos entulhos chegou a deslizar pelo morro abaixo. Moradores do entorno denunciam o problema
Um dos itens fundamentais para promover a qualidade de vida da população é a questão da limpeza. Afinal, ninguém gosta de conviver em um ambiente sujo. Além do aspecto feio, o lixo pode gerar outros problemas mais graves, como o surgimento de zoonoses e entupimento de galerias pluviais.

No caso de Macaé, o problema do destino dos resíduos, é muito mais uma questão cultural do que de ação do poder público. Isso vem acontecendo em uma grande área situada na Estrada Santa Mônica, na Bela Vista.
A pedido de moradores da região, nossa equipe de reportagem esteve na manhã de terça-feira (31) no local para ver de perto as denúncias feitas pela população. O que começou como um pequeno descarte irregular tomou grandes proporções, e hoje vem sendo chamado pelas pessoas como um "pequeno lixão".

A quantidade de resíduos já é tanta que as pilhas de lixo estão deslizando morro abaixo, como mostram as imagens feitas pela nossa equipe nesta semana. Quem mora próximo teme que a situação saia do controle, uma vez que a fiscalização não é feita.

"Convivemos com esse problema dentro do Jardim Vitória, agora a porta de entrada do bairro está assim. É realmente horrível. Entulhos, lixo doméstico, móveis velhos e até animais mortos, tudo é jogado aqui. É realmente desagradável. Pedimos que a prefeitura venha, limpe e cobre dos responsáveis pelo terreno que o mesmo seja cercado para evitar tanto descontrole. Se não fizer nada, isso vai piorar cada vez mais. É melhor remediar enquanto ainda dá tempo", diz o morador Silvio Bisneto.

A falta de conhecimento e conscientização da população pode se tornar um grande problema para toda sociedade. No nosso cotidiano, não refletimos sobre os impactos negativos que isso pode causar.


Tal situação acaba sendo favorável ao surgimento de zoonoses como ratos, mosquitos e baratas. Em geral, esses animais se reproduzem em ambientes insalubres. Além disso, o descarte irregular contribui com os alagamentos, uma vez que os resíduos podem obstruir as entradas das galerias pluviais, o que impede o escoamento da água.

Vale ressaltar que, de acordo com a Lei municipal nº 3.371/2010, fica proibido o descarte de lixo doméstico, industrial, hospitalar ou entulhos nos logradouros públicos da cidade. No entanto, o desrespeito acontece de maneira impune, comprometendo a saúde da própria população que vive próximo de tais áreas. 

Autor: Marianna Fontes marifontes@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: cidade


View Site in Mobile | Classic
Share by: