Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

NUPEM e Noruega torna Macaé à "capital do conhecimento"

Acordo de cooperação científica e estudantil estabelecida entre a UFRJ e a Universidade Stavanger vai possibilitar intercâmbio

Em 25/11/2017 às 11h10


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Parceria reúne pesquisadores do Nupem e da Noruega   Parceria reúne pesquisadores do Nupem e da Noruega
Recentemente o Jornal O Debate publicou uma reportagem sobre uma parceria entre o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM) / UFRJ Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira e a Universidade Stavanger, da Noruega, que vai garantir investimentos nas pesquisas realizadas pelo NUPEM/UFRJ. 

Para os pesquisadores do NUPEM/UFRJ, trata-se de uma parceria que vai além do investimento na educação, no ensino e na pesquisa na Capital do Petróleo - que apesar de receber também repasses do Roaylties do Petróleo, não destina nenhum valor para o incentivo à pesquisa.

Dessa vez a informação repassada pelos profissionais é de que o Nupem estabeleceu acordo de cooperação científica e estudantil com a Universidade de Stavanger (UiS), na Noruega, buscando assim criar, em parceria com os pesquisadores de lá, um programa de intercâmbio para estudantes de ambos os países.

De acordo com as informações, a proposta é avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, buscando para isso a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico.

proposta faz parte de um projeto da UiS denominado "Nor-Bra2020: Gearing the future generations towards a sustainable use of the environment" (do inglês, Nor-Bra2020: Construindo as futuras gerações através do uso sustentável do meio ambiente). Por meio do setor de imprensa da instituição, a coordenadora do projeto na Noruega, Daniela M. Pampanin (Professora Associada II do Instituto de Matemáticca e Ciências Naturais e Pesquisadora Sênior do Instituto Internacional de Pesquisa de Stavanger), informou que "o projeto visa estabelecer uma colaboração de longa duração entre a Noruega e o Brasil a fim de que possamos oferecer um programa de mestrado em conjunto".

Ainda segundo informações do Nupem, durante a visita, os pesquisadores do NUPEM/UFRJ participaram de um workshop na UiS, presidido por Daniela Pampanin - que ao decorrer do evento disse aos participantes que ambas instituições (NUPEM/UFRJ e UiS) têm muito a ganhar com tal parceria e que há muito o que aprender com os colegas brasileiros. Ainda segundo ela: "Precisamos conhecer melhor as pesquisas um do outro e buscar unir os interesses com a proposta do programa de mestrado conjunto".

O órgão informa também que o projeto (Nor-Bra2020) recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação, o qual também apoia projetos em outros países como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. 
Já o atual diretor do NUPEM, Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca (um dos componentes do grupo de pesquisadores que está visitando a Universidade de Stavanger) destaca que esta parceria vem em um momento importante de internacionalização da ciência brasileira, conforme destacado pela CAPES em seu recente Programa Institucional de Internalização - CAPES.

Por meio de nota ele disse: "Caros, gostaria de divulgar atividades de docentes do NUPEM e do Instituto de Biofísica junto a Universidade de Stavanger na Noruega. O objetivo, além de cursos em conjunto na área ambiental, é realizar um futuro programa de pós-graduação em conjunto. Macaé-CCS trabalhando pela internacionalização da Ciência Brasileira. Abraços, agora da Holanda. Rodrigo". 

Ao Jornal O Debate Rodrigo informou que está na Holanda e que junto a demais pesquisadores, passou  uma semana na Noruega. "Estamos com uma colaboração bem estabelecida agora. Seis professores da UFRJ vieram para Noruega no projeto em colaboração com a Universidade de Stavanger e o Centro de Pesquisa Norueguês IRIS e a UFRJ foi representada pelo NUPEM e pelo instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Eu estou na Holanda até o final do ano num outro projeto, mas o Prof. Fabio Di Dario, coordenador do PPG-CiAC, a Profª Natalia Feitosa e a Professora Cintia Monteiro de Barros ficaram aqui por uma semana na Noruega estabelecendo colaborações de pesquisa na cadeia do petróleo", explicou. 

Ainda segundo Rodrigo, durante o Encontro foi acertado que haverá cursos de inverno/verão em Macaé e em Stavanger contando com alunos Macaenses e Noruegueses. "Os Noruegueses serão recepcionados e ficarão hospedados no NUPEM durante 10 dias. E nesse período, terão cursos em inglês sobre Biodiversidade, Economia verde, Impacto Socioambiental da cadeia do petróleo. É importante ressaltar que todo o projeto é financiado com dinheiro norueguês dos royalties do petróleo, incluindo as visitas dos pesquisadores brasileiros", pontuou. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: educação


View Site in Mobile | Classic
Share by: