Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Campeã brasileira confirma presença em torneio

Thauane de Medeiros vai competir com adultos e estudantes de Macaé

Em 29/11/2017 às 11h14


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Atleta irá competir, simultaneamente, com 20 adversários Atleta irá competir, simultaneamente, com 20 adversários
Um esporte, uma brincadeira ou uma ciência. Não importa a definição. Passa o tempo e o jogo de xadrez ainda desperta o interesse de crianças, jovens e adultos. Para quem curte, no próximo sábado (2), acontecerá em Macaé um grande evento que contará com a presença da campeã brasileira de xadrez, Thauane de Medeiros. 

"Eu fui pessoalmente a São Paulo procurá-la para fazer esse convite e ela aceitou. Será muito legal pois ela irá participar de uma competição da modalidade simultânea, onde irá disputar contra 20 pessoas ao mesmo tempo. Entre os adversários estão adultos e estudantes do Colégio Municipal Botafogo e do Colégio Castelo - Instituto Nossa Senhora da Glória", destaca Fernando de Souza Rego, um dos organizadores.

A competição, que é promovida pelo Clube Macaense de Xadrez, vai acontecer na Pousada Brisa da Costa, situada na Rua Vinícius de Moraes, nº 86, Cavaleiros.

De acordo com Fernando, a prática de xadrez traz inúmeros benefícios, principalmente para as crianças. "É um jogo que exige atenção, então, o participante acaba desenvolvendo a capacidade de disciplina e concentração. Isso, sem dúvidas, acaba refletindo naquele indivíduo dentro e fora das salas de aula", explica.

O xadrez estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante seu crescimento. Isso é evidente, sobretudo, na puberdade, já que crianças que jogam xadrez apresentam menos crises decorrentes dessa faixa etária do que as que não jogam.

O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável nos casos de Física e Matemática. Em aspectos gerais, os alunos que jogam xadrez apresentam nítida superioridade em força de vontade, tenacidade, memória e concentração. O xadrez ensina a criança a avaliar as consequências dos seus atos, tornando-a mais prudente e responsável.

A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.

Em Macaé, a Lei municipal 2.891/07 instituiu a prática de xadrez nas escolas em prol do desenvolvimento integral do aluno. Um dos destaques é o xadrez lúdico, indicado para crianças de até dez anos. A abordagem enfatiza a prática para o lazer e ajuda a criança a se adaptar aos compromissos da escola. Já o xadrez pedagógico é voltado para crianças acima de dez anos.

Autor: Marianna Fontes marifontes@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: esporte


View Site in Mobile | Classic
Share by: