Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Fórum Regional de Gestores da Educação reúne profissionais

Um dos objetivos do evento foi promover a união dos municípios da região através dos projetos exitosos de cada secretaria

Em 29/11/2017 às 13h09


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Representantes de quinze municípios da região participaram do evento e apresentaram seus projetos Representantes de quinze municípios da região participaram do evento e apresentaram seus projetos
Durante todo o dia de ontem, representantes de Macaé e região participaram do Primeiro Fórum Regional de Gestores da Educação. O evento, realizado na Cidade Universitária, reuniu Secretários de Educação e teve como principal objetivo promover a troca de experiência entre eles, assim como promover a união dos municípios da região através dos projetos exitosos de cada secretaria; disponibilizar parcerias possíveis de colaboração intermunicipal; elencar os projetos considerados exitosos, informando a sociedade, que a educação, apesar de todas as dificuldades, cumpre a sua missão.

Na ocasião, cada gestor da pasta apresentou projetos desenvolvidos em suas cidades no âmbito da Educação e que vem obtendo resultados satisfatórios. A ideia foi cada um conhecer um pouco o trabalho do outro e, se achar necessário, implementar as ações em seus municípios. 

As atividades foram coordenadas pela ex-secretária de Educação de Macaé, Marilena Garcia. "Nós acreditamos na educação e quando ela consegue unir os municípios elencando um projeto exitoso que seja e a possibilidade de promover a troca de experiências isso é de grande importância. E caso algum município se interesse pelos projetos que vêm sendo desenvolvidos na cidade, vamos colaborar sim. Atualmente temos vários Projetos que foram planejados, pensados para depois serem executados, como a formação do Colégio de Aplicação (CAP) e do CETEP; a criação do nosso colegiado de Diretores. Eleição Direta para os Diretores de Escolas, a Criação do PCCV; o mutirão nas escolas; projetos esses que não aconteceram da noite para o dia.  É Fórum de Debates dos municípios, um projeto de integração em prol da Educação.  

A programação teve início às 9h. Na oportunidade, os representantes participaram de debates e interação e compartilharam de experiências exitosas de projetos realizados em seus respectivos municípios. No turno da manhã teve a apresentação pelos municípios das práticas de sucesso. Já no turno da tarde foram realizadas aulas temáticas divididas por seis eixos.  Foram eles: o Pedagógico; o Financeiro; o "Administrativo", a "Formação"; "Infraestrutura" e "Diversidade". 
Entre os municípios que participaram do evento estão Niterói, São José de Ubá, Miracema, Guapimirim, Rio das Ostras, Cardoso Moreira, Bom Jardim, Conceição de Macabu, Maricá, São Francisco do Itabapoana, Quissamã e Sapucaia. 
De acordo com o Secretário de Educação de Macaé, o evento foi além das expectativas. "Tudo muito bom. Os municípios se apresentaram, no geral, cada um com ótimas ideias e um município analisando o que o outro fez pra ver se pode implementar em sua cidade.  Acho que a troca de experiência está sendo muito válida. A primeira parte do evento (as  palestras) terminou por volta das 14h e foi retomada às 14h40 com atividades em grupo. Sendo seis grupos / salas diferentes para cada um discutir um tópico diferente para depois ter um documento final do Fórum", ressaltou o secretário.


Guto disse ainda que várias cidades já se ofereceram para sediar o segundo Fórum no ano que vem. "Essa troca de experiência no momento de crise é muito importante. Niterói, por exemplo, tem um projeto excelente - que é a avaliação geral dos professores, dos gestores e então nós vamos com uma equipe lá para verificar como funciona essa avaliação geral; Já em Rio das Ostras há um projeto relacionado a Tecnologia que também é muito importante, onde os professores gravam vídeos e aulas e quando faltam professores eles colocam essa aula no vídeo. São ideias que tanto Macaé, quanto outros municípios podem implementar. Assim como eles também podem optar por um de nossos projetos. No geral, o evento foi maravilhoso", ressaltou o Secretário de Educação, Guto Garcia. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: educação


View Site in Mobile | Classic
Share by: