Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Saraus culturais animam alunos da cidade

O Projeto Espaço de Cultura realizou neste ano inúmeras ações culturais, visando levar aos alunos e diversos convidados o desenvolvimento de saberes

Em 04/12/2017 às 11h06


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Projeto Espaço de Cultura realizou neste ano inúmeras ações culturais, visando levar aos alunos e diversos convidados O Projeto Espaço de Cultura realizou neste ano inúmeras ações culturais, visando levar aos alunos e diversos convidados
Atraindo as atenções da cidade, evento trouxe a proposta de valorização da cultura macaense. Trata-se do Projeto Espaço de Cultura / Aulas Particulares, desenvolvido pelo professor José Henrique da Silva, que promove aos alunos duas horas/aulas semanais e que têm como principais objetivos formar alunos leitores e produtores de textos com eficiência. Neste sentido, acreditando ser imprescindível muito mais que o requisito textual, paralelamente o professor realizou neste ano inúmeras ações culturais, visando levar aos alunos e diversos convidados o desenvolvimento de saberes, com a clara intenção de avolumar a bagagem de quem adentrou nesta fantástica viagem, pretendendo a exploração de aprendizagens.

Assim, além das inúmeras atividades culturais que ocorreram, no decorrer do ano, o Espaço Cultura colocou em evidência o estudo de vida e obra de uma personalidade  da Literatura Brasileira, como ocorre habitualmente. O destaque do mês de agosto foi o belíssimo Sarau Literário a partir do Projeto - Lima Barreto - Um Grito Negro no Brasil , autor que está sendo trabalhado em 2017  em todas as turmas a que atende (Ensino Fundamental, Médio e Turma de Adultos - que desejam realizar uma reciclagem em sua bagagem cultural).

O evento aconteceu nas dependências do Centro Cultural Rinha das Artes, com texto do Professor José Henrique Silva, direção artística de Giselle Souza e produção de Edevaldo Nunes.

No final de outro outubro, outro evento ganhou evidência no meio dos alunos do Espaço Cultura. Através de parceria com o Restaurante Casa da Bell nos Cavaleiros, fanhou destaque no cenário cultural macaense o Sarau - Uma noite com Lima Barreto, realizado justamente na Casa da Bell. A promoção procurou, por meio de diversos trabalhos artísticos realizados pelos alunos e inúmeros e críticos poemas, traçar um painel a respeito da vida e obra do autor Pré - Modernista, estabelecendo uma intertextualidade com autores contemporâneos  e desenvolvendo uma analítica visão dos diferentes contextos, ao mesmo tempo que transmitindo conhecimento, sensibilidade e reflexão.

Merecem destaques especiais a apresentação do Grupo de Flauta Doce do Ré MIDS (Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão), coordenado pela professora Jéssica Pichone, que deu um show a parte, mostrando na flauta o nacionalismo musical de Lima Barreto; para a participação especial em inglês do texto Changes de Tupac, pelos  alunos do Curso de Imersão Green School, onde o Espaço de Cultura funciona, no Bairro da Glória; e para o stand up escrito pelo professor José Henrique da Silva e glamorosamente encenado pela atriz Giselle Souza, encerrando assim o evento com um toque de muito humor e reflexão.

O Projeto Espaço de Cultura funciona na Rua João Alves Jobim Saldanha, nº 15 - Bairro da Glória.

Autor: Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: entretenimento, cultura


View Site in Mobile | Classic
Share by: