Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Federação decide abolir a lista de inscritos para o Carioca 2018

Em 06/12/2017 às 17h47


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

De acordo com Rubens Lopes Agora, basta aos jogadores estarem regularizados no BIRA para que possam jogar. De acordo com Rubens Lopes Agora, basta aos jogadores estarem regularizados no BIRA para que possam jogar.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) anunciou nesta quarta-feira (6) que está abolida a obrigatoriedade de uma lista de inscritos para o Campeonato Carioca de 2018. Assim, basta que um jogador esteja regularizado no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) para que esteja em condições de jogar. A medida se estende a todas as outras divisões do Estadual.

A decisão de fazer os clubes enviarem sempre uma lista de inscritos tinha sido instituída em 2015 pela FFERJ para obrigar os times a não jogarem, por exemplo, com um time só de reservas, mesmo com outros campeonatos em paralelo. Na altura, Flamengo e Fluminense estavam no auge de sua rixa com a Federação, que daria origem, mais tarde à Liga Sul-Minas-Rio. A partir de agora, não há mais a necessidade de nada além da regularização dos jogadores junto ao BIRA.

Neste ano, Flamengo e Vasco irão jogar a Copa Libertadores da América, já a partir do começo do ano, com datas que coincidem com o Campeonato Carioca. Os vascaínos, neste momento, começariam na competição antes mesmo dos rivais, uma vez que estão classificados apenas à fase preliminar do torneio. O time só entra na fase de grupos se o Rubro-Negro for campeão da Copa Sul-Americana. O jogo que definirá o campeão da competição acontece no próximo dia 13.

A obrigatoriedade da lista de inscritos causou polêmica e até confusão nos três anos de existência da regra. No primeiro deles, o Barra Mansa foi rebaixado para a segunda divisão porque perdeu pontos exatamente por ter jogadores que estavam regularizados no BIRA, mas não na lista oficial. Agora, rubro-negros e vascaínos não dependerão de listagens para escalar sua equipe nos jogos do Carioca: a definição fica nas mãos, respectivamente, dos técnicos Reinaldo Rueda e Zé Ricardo.

Autor: José Eduardo Silva

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: esporte


View Site in Mobile | Classic
Share by: