Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Últimos dias para sacar Abono do PIS do ano-base 2015

Em 26/12/2017 às 17h23


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A auxiliar de limpeza aposentada diz que pretende poupar o dinheiro inesperado para comprar remédios quando o orçamento A auxiliar de limpeza aposentada diz que pretende poupar o dinheiro inesperado para comprar remédios quando o orçamento

Mais de um milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial do calendário 2016/2017, relativo ao ano base 2015, tem até a próxima quinta-feira, 28, para sacar o benefício. O calendário escalonado de pagamentos relativo ao ano-base 2015 seguiu até 30 de junho deste ano. Prorrogado o prazo para saque, a nova chance para quem não sacou termina na quinta-feira.

Têm direito a sacar o benefício aqueles que não receberam em crédito automático em conta CAIXA ou não sacaram na vigência do calendário e que tenham cumprido os seguintes requisitos: ter sido cadastrado no PIS/PASEP até 2011; ter carteira de trabalho assinada por no mínimo 30 dias em 2015; ter média salarial de até dois salários mínimos em 2015; eter sido corretamente informado pela empresa na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2015.

O valor que cada trabalhador tem direito a receber varia conforme o tempo em que trabalhou formalmente em 2015. Aquele que trabalhou um mês, por exemplo, receberá 1/12 do salário mínimo, ou seja, R$ 78. Já para quem trabalhou durante todo o ano de 2015 recebendo a média de até dois salários mínimos tem direito a sacar o valor de um salário mínimo, correspondente a R$ 937.

O Ministério do Trabalho disponibilizou uma ferramenta de consulta para o trabalhador saber se tem direito ao abono salarial. Basta acessar: http://verificasd.mtb.gov.br/abono/ . Informações também podem ser obtidas pelo telefone 158 da Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério.

Como sacar - O trabalhador que possui Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da CAIXA, a uma casa lotérica ou a um ponto de atendimento CAIXA Aqui. Caso não tenha o Cartão Cidadão, o valor pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, mediante apresentação de documento de identificação. Informações sobre o PIS podem ser obtidas pelo telefone da CAIXA: 0800 726 0207.

Calendário 2017/2018 -  Trabalhadores com direito a receber o benefício referente ao ano-base de 2016 devem seguir o calendário escalonado de pagamentos, que começou em 27 de julho, para os nascidos em julho. Os beneficiários nascidos em dezembro começaram a sacar a partir de 14 de dezembro. O próximo pagamento tem início em 18 de janeiro, para os nascidos em janeiro e fevereiro. 

Tem direito ao abono referente ao ano-base 2016 o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), há pelo menos cinco anos, que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e que teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2016.

Autor: O DEBATE

Foto: Bianca Estrella - Agência CAIXA


    Compartilhe:

Tags: economia


View Site in Mobile | Classic
Share by: