Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Um bom dermatologista é o melhor remédio para a manutenção da beleza

O profissional conhece os assuntos da pele e é o único autorizado a manipular ingredientes que fazem verdadeiros milagres, tais como os hormônios

Em 09/02/2009 às 23h11


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O pescoço merece a mesma atenção do rosto e também O pescoço merece a mesma atenção do rosto e também

Verão é tempo de luz, sol e calor. Tempo de curtir a praia ou a piscina e a pele fica dourada, linda. Você se sente poderosa, basta um pouco de brilho no rosto e a maquiagem está esplêndida. A ordem é badalar, mesmo que você tenha que trabalhar durante o dia, a noite é uma criança e o “horário de verão” dá a sensação de que o dia é maior e que o tempo passa mais devagar.
Mas, eis que chega o inverno, a temperatura cai e você começa a enxergar a realidade das coisas: sua pele está áspera e sem brilho; os raios de sol cobram o seu tributo, mesmo que você tenha tomado as conhecidas precauções e usado o seu filtro solar. Os especialistas nos ajudam a entender como o sol atua na pele.
Mas, primeiro, vamos saber como é a nossa pele. A epiderme, camada superior da pele, se subdivide em duas camadas, a córnea, formada por células mortas, sofre descamação constante; e a basal constituída por novas células que estão sempre em formação. Quando se é jovem, a troca completa entre estas duas camadas leva 28 dias. É na epiderme que ficam as células que produzem a melanina, o pigmento responsável pela absorção dos raios solares, o que dá o cobiçado bronzeado a pele.
Logo abaixo fica a derme e é aí que estão as células onde nascem os pêlos, as glândulas que produzem o sebo, ou seja a camada protetora da pele e as glândulas do suor.
Importante, é na derme que se localizam as fibras de colágeno e elastina, que garantem a firmeza e elasticidade da pele. Numa pele saudável, elas são curtas e cheias, mas nas peles mais velhas ou mal cuidadas, estas fibras ficam esticadas, finas e desalinhadas. Entre o colágeno e a elastina estão os vasos sanguíneos que alimentam as células da pele com proteínas, vitaminas, minerais e oxigênio. O tamanho destes vasos aumentam, ou diminuem, com a temperatura.
A camada mais profunda da pele chama-se hipoderme e é composta principalmente de gordura, esta serve como uma espécie de recheio para a derme e epiderme, deixando a pele lisa e firme.
O que acontece quando a pele é exposta no verão? As altas temperaturas dilatam as glândulas sebáceas e a pele “entende” que está passando por um processo de desidratação e assim produz mais sebo deixando a pele muito mais oleosa.
A radiação do sol deixam as fibras de colágeno e elastina mais compridas e finas e aumenta o espaço entre elas e, assim, aparecem vincos finos na epiderme.
O acúmulo de radiação solar abre portas para outros males como manchas, herpes, asperezas e outras doenças, sendo que a mais grave é o câncer de pele.
É hora de procurar ajuda profissional para reparar os estragos causados pelo sol. Os dermatologistas tem à sua disposição vários produtos capazes de recuperar a saúde da pele e é bom lembrar que procurar soluções caseiras e auto-medicação não é recomendável.
Um dos mais procurados são os chamados hormônios transformadores. Somente os dermatologistas estão autorizados a receitá-los e eles são capazes de verdadeiras proezas na pele, quando o assunto é hidratação, elasticidade e firmeza. Para entender como funciona, hormônios femininos e masculinos, em quantidades muitíssimo bem dosadas, são manipulados em farmácias. As receitas são individuais de acordo com cada necessidade e de acordo com cada região do corpo onde serão aplicadas. Vale lembrar que podem ser usados até mesmo no combate à celulite.
Os ácidos renovadores podem ser usados através de cremes especiais, formulados à base de ácido fitico, lático, glicólico, lactatos e alfa-hidroxiácidos, sempre com receita médica. Manipulados, podem contar uma dosagem maior do que aqueles encontrados prontos e isso garante um resultado mais rápido. São os queridinhos porque não esfoliam a pele e assim o bronzeado continua garantido.


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: