Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Datas Comemorativas

Em 21/09/2009 às 11h59


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

20/09
- Criação da Casa da Moeda por Carta Régia (1703)
- Dia do Funcionário Municipal
- Dia do Gaúcho
- Dia Mundial da Limpeza de Praias
- Início da Guerra dos Farrapos (1835)

21/09
- Aclamação de D. Pedro I pelo Senado e pela Câmara como Imperador Constitucional do Brasil (1822)
- Dia da Árvore
- Dia da Agricultura
- Dia do Fazendeiro
- Dia do Radialista
- Dia Internacional da Paz
- Dia Nacional do Portador de Deficiência

22/09
- Derrota das tropas aliadas em Curupaiti, durante a Guerra do Paraguai (1866)
- Dia da Banana
- Dia da Defesa da Fauna
- Dia da Juventude no Brasil
- Dia do Contador
- Dia do Técnico Agropecuário
- Nascimento do compositor Padre José Maurício (1767)
- Início da Primavera

23/09
- Aprovação do texto da oitava Constituição do Brasil (1988)- Dia da União da Arábia Saudita
- Nascimento de Bento Gonçalves, chefe da Revolução Farroupilha (1788)

24/09
- Dia do Soldador
- Dia Mundial do Coração
- Inauguração do primeiro metrô brasileiro em São Paulo, com 17 km de extensão (1975)
- Morte de D. Pedro I, no Palácio de Queluz, Lisboa (1834)
- Nascimento da escritora Júlia de Almeida (1862)

25/09
- Dia do Rádio
- Dia Nacional do Trânsito

26/09- Dia Internacional das Relações Públicas


É chegada a Estação das Flores

Era uma vez uma menina que todos os anos, no dia 31 de dezembro, ficava de olhos bem arregalados para ver chegar o Ano Novo. Ela não conseguia entender porque, de repente, todos gritavam que o Ano Novo tinha chegado e ela, com tristeza, percebia que  não tinha conseguido ver ninguém diferente. A menina imaginava que o Ano Novo seria um menino muito travesso que até poderia brincar com ela, mas era sempre assim: o Ano Novo chegava e ela nunca o via.
Mas com a Primavera é diferente. Esperar a Primavera não é como esperar qualquer outra Prima. Não é preciso ficar acordado e depois verificar, com tristeza, que a tal Primavera passou a gente nem viu.No dia 22 de setembro chega a Primavera, também chamada de a Estação das Flores. A mais bonita estação do ano já começou a dar sinais no mês passado quando apareceram os primeiros brotinhos nas árvores.
Na Primavera, os jardins florescem, as folhas ficam verdes e a natureza toda convida à celebração da vida.

A Banana também tem seu dia

Talvez a banana seja a fruta mais conhecida do mundo e para lembrá-la foi criado o Dia da Banana, que é comemorado no dia 22 de setembro.
As bananas são cultivadas em 130 países pelo mundo, mas são originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.
Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Indícios arqueológicos e paleoambientais recentemente revelados em Kuk Swamp na província das Terras Altas Ocidentais da Nova Gunié sugerem que o cultivo da banana remonta 5 mil anos a.C, ou mesmo até 8 mil anos a.C. Tais dados tornam este local no berço do cultivo de bananas. É provável, contudo, que outras espécies de banana selvagem tenham sido objeto de cultivo posteriormente, em outros locais do sudeste asiático.
A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 anos a.C. Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C. Mas as plantações de banana organizadas pelo Homem só ocorreram a partir do Século III d.C. na China. No ano de 650, os conquistadores Islâmicos trouxeram a banana para a Palestina. Foram, provavelmente, os mercadores árabes quem divulgou a banana por grande parte da África, provavelmente até à Gâmbia.
A palavra banana teve origem na África Ocidental e, adaptada pelos portugueses e espanhóis passou também a ser usada, por exemplo, na língua inglesa.
Nos Séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população européia.
A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, segundo país no ranking da produção mundial, tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições, ainda que ocupe apenas 0,87% do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral (daí a expressão “a preço de banana” para referir que algo é pouco dispendioso). A maior parte da produção provém do Nordeste do País, onde é produzido 34% do volume total nacional, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%).
Vale lembrar que a banana é uma rica fonte de potássio, indispensável na alimentação principalmente das crianças e idosos.


    Compartilhe:


publicidade

View Site in Mobile | Classic
Share by: